sábado, 17 de agosto de 2013

A origem do casamento

Os historiadores costumam afirmar que a origem do casamento da forma como o conhecemos remonta à história antiga de Roma, época quando surgiram as primeiras cerimônias religiosas com a presença de uma noiva! Sim, antes disso, parece que a noiva não precisava comparecer a evento algum, bastando cumprir um papel complementar na rotina do macho, o que incluía ter um habitáculo seguro, a fêmea (não necessariamente apenas uma) e, claro, uma prole.

Na Roma antiga, a noiva se vestia com trajes especiais para a ocasião, com direito a flores brancas nos cabelos e espinhos para fixar o penteado, onde os espinhos serviam para afastar os maus espíritos.

O uso de um véu aconteceu mais tarde e era uma referência a uma deusa romana chamada Vesta, que deveria proteger os lares e que simbolizava a honestidade e a virgindade da noiva. Estes eram os requisitos mínimos exigidos que garantissem ao macho poder perpetuar os seus atributos mais significativos e qualidades mais nobres. Bem, depois disso vieram o costume das alianças, a monogamia instituída, a pílula anticoncepcional e o divórcio, que deram um tempero especial a essa tradição tão arraigada em nossa cultura.

Aluna: Stephanie Rubio Sachetto. Nº: 25. 3ºEMA.

0 comentários: