quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST'S)

Doenças Sexualmente Transmissíveis: (DST'S)

         DST são doenças  patologias, antigamente eram conhecidas como doenças venéreas.
         São transmitidas pelo ato sexual sem proteção.
         Uso de preservativo.

Gonorreia:

É uma doença causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae, que afeta, principalmente, a uretra, tanto de homens quanto de mulheres.
Como é uma DST, a prática sexual desprevenida - inclusive anal e oral - é uma forma de transmissão. Assim, ânus e faringe podem, também, se comprometer. A probabilidade de contaminação após o relacionamento com um parceiro doente é de 90%.

Sintomas:

Nas mulheres dores na região inferior do abdome, hemorragia e dor ao urinar podem aparecer. Nos homens, inflamação, incômodo ao urinar e secreção com pus – características semelhantes às que ocorrem quando há infecção anal. Ínguas na região da virilha podem aparecer.

Tratamento:

O tratamento é feito com o uso de antibióticos, geralmente em dose única. A penicilina deixou de ser utilizada em razão da grande resistência que as bactérias adquiriram a ela. No caso da gonorreia ocular, chamada conjuntivite gonocócica, é acrescida o uso de colírios de nitrato de prata.

Prevenção:


O uso da camisinha e o pré-natal são as únicas formas de evitar a gonorreia. 



Herpes Genital:

O herpes genital é uma infecção viral transmitida sexualmente que afeta a pele ou as membranas mucosas dos genitais.
Causas:
O herpes genital é causado por dois vírus:
* Vírus do herpes simples tipo 2 (HSV2)
* Vírus do herpes simples tipo 1 (HSV-1)
O vírus do herpes simples tipo 2 (HSV-2) origina a maioria dos casos de herpes genital. O HSV-2 pode se espalhar através de secreções da boca ou dos genitais.
Na maioria das vezes, o vírus do herpes simples tipo 1 (HSV-1) causa infecções de herpes na boca e nos lábios (comumente chamadas de aftas ou herpes de boca). O HSV-1 pode se espalhar da boca aos genitais durante o sexo oral.
Transmissão:

O herpes é mais comumente transmitido pelo contato com a pele de uma pessoa infectada que tem lesões visíveis, bolhas ou erupções (uma crise ativa), mas você também pode contrair herpes pelo contato com a pele de uma
pessoa infectada quando NÃO há lesões visíveis (e a pessoa pode nem saber que está infectada) ou pelo contato com os fluidos da boca (saliva) ou da vagina de uma pessoa infectada.

Sintomas:

* Diminuição do apetite
* Febre
* Mal-estar geral
* Dores musculares na parte inferior das costas, nádegas, coxas ou joelhos.

Prevenção:
Usar preservativo durante as relações sexuais.


Cancro mole

Transmissão:

A transmissão ocorre pela relação sexual com uma pessoa infectada.]

Sintomas:
Os primeiros sintomas - dor de cabeça, febre e fraqueza - aparecem de dois a 15 dias após o contágio. Depois, surgem pequenas e dolorosas feridas com
pus nos órgãos genitais, que aumentam progressivamente de tamanho e profundidade. A seguir, aparecem outras lesões em volta das primeiras.

Tratamento:
Na presença de qualquer sinal ou sintoma dessas DST, é recomendado procurar um profissional de saúde, para o diagnóstico correto e indicação do tratamento com antibiótico adequado. 

Aluna: Gabriela Nogueira Lima Nº 14 3ºEMA

0 comentários: